O que você pode Comer com Implante Dentário?

Compartilhe:

PERCA A VERGONHA DE SORRIR E RECUPERE Sua auto estima

Posso comer até Rapadura se eu colocar Implante Dentário?

Para quem já tomou a decisão, tá sem medo nenhum e tá bem próximo de desfilar por aí recebendo seus lindos novos dentes.

Eu vou falar agora de três situações diferentes do que você pode comer com seus dentes, tá?

Para quem Acabou de Fazer os Implantes Dentários

Essa é a fase do pós-operatório. A segunda situação é pra quem fez os implantes e tá usando dentes provisórios, tá? Não são aqueles definitivos.

Bom, se você acabou de fazer a cirurgia de implante, saiba que você não pode comer quase nada. Quase nada mesmo.

Você só pode comer o que for frio, o que for pastoso e o que for líquido. Ou seja, sorvete, açaí, caldo de mandioca, caldo de feijão, um purê de batata, uma abóbora amassada. É isso aí que você vai comer. Só coisas batidas, leves, líquidas, tá?

Porque não pode cair nenhum pedacinho, nenhum grãozinho, de nada, por baixo dos pontos dentro da gengiva. De jeito nenhum, não pode, porque senão pode gerar dor, infecção, pode até fazer você perder os seus implantes.

Para quem tem Dentes Provisórios

Fez a cirurgia e colocou uma prótese fixa aí, enquanto você vai ficar no período de completa osseointegração.

O que você vai poder comer? Você vai poder comer um pouco mais do que aquele que não podia comer nada. Você vai poder comer coisas sólidas, desde que elas tenham uma textura mais branda, mais macia, etc.

Por exemplo, você já pode colocar no seu cardápio frutas, carne, mas a carne que você vai comer é uma carne muito macia, desfiado, uma carne desmanchando mesmo, bem molinha, carne moída, sempre vai ser uma alimentação mais macia. Se você tá num churrasco e você vê que a carne tá um pouquinho mais dura, você não pode comer, entendeu? Você vai comer o que nesse churrasco então? Linguiça, pão de alho, coração, coisas não muito duras.

Você vai ter que evitar mastigar, porque se você mastigar, enquanto está nessa fase de osseointegração, a chance desse implante ter um micromovimento é muito alta. E, dependendo desse micromovimento, você pode perder o implante.

Você tem que ter uma consciência. É uma fase que vai passar, é uma fase que vai durar pouco tempo, mas é uma fase muito muito importante. A minha recomendação aqui no meu consultório é, eu só coloco dentes provisórios fixos no meu paciente que é muito disciplinado.

E todos eles sabem disso. Precisa ser muito disciplinado mesmo, porque se não for, você tá correndo risco de perder o seu tratamento.

Para quem já está com os Dentes Fixos

É a melhor fase, porque aí, agora sim, ó, já passou pós-operatório, já passou dentes provisórios e agora, é dente definitivo. A estrutura vai ser metálica com resina por cima, ou vai ser zircônia com porcelana. Que maravilha!

Você pode comer tudo, sem nenhuma restrição. Pode ir pro churrasco, pode mandar bala na carne, pode comer uma costelinha, pode comer o que você quiser.

Porque agora já passou da fase da osseointegração. Agora sua alimentação é normal. Qual é o cuidado que você vai ter? Você vai ter o mesmo cuidado de quem tem dentes naturais, que é o quê? Óbvio que você não vai abrir uma garrafa de cerveja no dente, né?

Claro também que você não vai comer, por exemplo, milho de pipoca. Você não vai comer, né? Comeu a pipoca ali, percebeu que o grão da pipoca tá duro, é algo que você não vai comer mais. Por quê?

Porque você não quer também colocar o seu implante em risco. Como eu, não faço isso com o meu dente natural. Então, eu também não vou colocar o meu dente natural em risco. Imagina, o que eu atendo aqui de pessoas que foram comer uma coisinha e quebraram o dente e agora vão ter que fazer implante, eu não vou querer correr o risco. Então, você também não vai querer correr esse risco, certo?

Você que colocou seus implantes definitivos, podem comer qualquer coisa desde que não seja nada tão duro, que é exatamente o mesmo cuidado de uma pessoa com dentes naturais. Exatamente o mesmo cuidado. Tá bom?