Desmistificando o Tratamento de Canal

PERCA A VERGONHA DE SORRIR E RECUPERE Sua auto estima

Tratamento Endodôntico

Se você precisa fazer um canal e não tem ideia do que isso significa, esse artigo é para você.

O tratamento de canal ou endodontia, evoluiu muito no decorrer do tempo.

Esse procedimento é importantíssimo quando há qualquer tipo de infecção ou problema na parte interna do dente.

Embora no passado existiam poucos recursos para esse procedimento cirúrgico, hoje, ele é feito através de muita tecnologia e técnicas cada vez mais avançadas que proporcionam segurança e agilidade ao tratamento.

1) O que é um Tratamento Endodôntico ou Tratamento de Canal?

Tratamento Endondôntico é um procedimento dentário que consiste na remoção da polpa dentária, (que é um tecido encontrado na parte interna do dente) devido à um processo inflamatório ou infeccioso. Tratamento de Canal é a forma como esse procedimento é reconhecido popularmente.

2) Porque meu dente deu canal?

A necessidade do tratamento de canal ocorre quando uma cárie está em processo avançado e atinge a camada mais interna do dente, denominada polpa. Em alguns casos, a dor causada pela cárie é intensa. Mas, na grande maioria, esse processo ocorre de forma silenciosa e o paciente só descobre que está com esse problema, através de consultas de rotina.

3) Como o tratamento endodôntico (canal) é feito?

Primeiro é necessário a remoção completa de todo tecido cariado presente no dente.
Depois, é realizada a remoção completa da polpa dentária, que é substituída por materiais compatíveis, para que o dente não fique oco.
Esse processo pode acontecer em apenas uma sessão. Mas, em alguns casos, são necessárias duas ou três sessões até que seja totalmente finalizado.

4)Fazer canal doi?

O tratamento de canal é feito sob anestesia local. Assim, você terá conforto e segurança durante todo o procedimento.
No entanto, por se tratar de uma intervenção cirúrgica (ainda que pequena), é recomendado uso de medicamentos que proporcionem alívio de dor e combate à infecções.
Tais medicamentos são prescritos individualmente, de acordo com a necessidade de cada paciente.

5) Meu dente não doi mais. Posso ficar sem fazer o canal?

A ausência de dor não evita o tratamento.
Se você recebeu um diagnóstico de necessidade de fazer canal, precisa saber que existem milhões de bactérias presentes dentro do seu dente. E essas bactérias não vão parar de trabalhar e causarão estragos ainda maiores!
A tendência é que a área ocupada por elas fique cada vez maior e contamine o osso e os dentes vizinhos, além de causar problemas, como inchaço, abcesso, dor, sangramento, mau hálito, infecções ainda maiores e perda dos dentes.

6) Depois do canal o dente fica mais frágil?

O tratamento de canal é indicado justamente para aumentar o tempo de vida do seu dente infeccionado.
Podemos chamar um dente doente e cariado de dente frágil.
Um dente tratado de canal requer mais atenção e cuidados, mas, quando bem indicado, bem executado e bem cuidado, o dente tratado de canal terá um ótimo desempenho, novamente.

E aí, ficou mais claro pra você?

Não há motivos para ter medo ou receio algum desse procedimento!
Lembre-se que a saúde da boca e dos dentes é fundamental.
Por isso, mantenha a higiene bucal em dia e não deixe de agendar sua consulta preventiva periodicamente.
Se você precisa tratar um canal, não perca mais tempo. Se cuide!